Refine
Clear All
Your Track:
Live:
Search in:
O Mistério das Finanças
O Mistério das Finanças

O Mistério das Finanças

O ECO quer dar respostas aos mistérios que estão guardados nos corredores do poder. Os jornalistas Pedro Santos Guerreiro e António Costa vão discutir, semanalmente, os mistérios das finanças, da economia e das empresas.

Available Episodes 10

Descida do IRS, auditoria forense ao Benfica e o Fundo de Resolução são os pratos fortes deste episódio. Mas ainda há moedas e frase final.

O novo plano para a saúde é de emergência, mas também se anuncia transformador, não servirá para atirar dinheiro para o SNS, aposta não incentivos à produção e tem menos privados do que se antecipava. Os jornalistas Pedro Santos Guerreiro e António Costa discutem também o IRS jovem — uma boa ideia cheia de problemas — e o que diz Marcelo sobre a crise política possível no orçamento de  2025.

Na semana em que foi conhecido o nome do novo Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, os jornalistas Pedro Santos Guerreiro e António Costa analisam o que está em causa, e quem vão ser os lesados daquela instituição da economia social. Aterrar em Alcochete, talvez, lá para 2034z

O Governo está em funções há cerca de um mês, mas na verdade quem parece estar a governar é o Parlamento. São várias os exemplos, e agora, como se sai disto? Os jornalistas António Costa e Pedro Santos Guerreiro avaliam o confronto entre Joaquim Sarmento e Fernando Medina e dão as notas da semana, a André Villas-Boas e Maria do Rosário Palma Ramalho.

O Mistério das Finanças está de regresso para a quarta temporada, com um novo Governo, um novo Parlamento, um novo ciclo político. Os jornalistas Pedro Santos Guerreiro e António Costa discutem a governabilidade, as mudanças de IRS, as mesas salariais e o novo aeroporto e a TAP. A frase da semana é de José Pedro Aguiar Branco.

No último dia da campanha eleitoral, e quase a entrar em reflexão para as eleições de 10 de março, O Mistério das Finanças especial. Os jornalistas Pedro Santos Guerreiro e António Costa avaliam a campanha e fazem as perguntas que faremos na segunda-feira.

A imigração causa insegurança ou será a política? Os jornalistas Pedro Santos Guerreiro e António Costa avaliam as “sensações” de Pedro Passos Coelho sobre a imigração e a segurança. Os patrões também têm confrontos entre si e o novo governo vai herdar uma economia melhor do que a que se suponha.

A meio do jogo desta campanha para as legislativas, já decidiu em quem vai votar? Os jornalistas António Costa e Pedro Santos Guerreiro analisam o que marcou os debates e o que vem aí na campanha para 10 de março.

A um mês das eleições de 10 de março, José Paulo Soares e Bruno Duarte foram os convidados do podcast especial, gravado ao vivo na conferência Fábrica2030. Alunos da Faculdade de Economia do Porto e da Católica do Porto, revelam-se preocupados com a ausência de participação dos jovens no processo de decisão. "A maior parte deles não gosta do que está a ver", mas os jovens estão muito politizados. "Eu lanço a pergunta se alguém imagina um primeiro-ministro em Portugal com 30 anos?". E o que esperam para o dia seguinte a 10 de março? "Aquilo que espero é que o país esteja disponível para se discutir mais a si próprio, para discutir mais políticas públicas e os custos dessas políticas públicas".

"Não podemos culpar as pessoas", diz Francisco Assis, em entrevista a Pedro Santos Guerreiro e António Costa. Mas o socialista, cabeça-de-lista no círculo do Porto, alerta: A subida do Chega e a incapacidade de o PS e o PSD atingirem uma vitória destacada, que são apontadas pelas sondagens, sugerem alterações brutais na política portuguesa a partir de 11 de março. O cabeça de lista do PS pelo Porto fala da necessidade, nesse caso, de negociações ao centro.